segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeiro Dia

Ontem foi o primeiro dia da dieta sem açúcar e refrigerante. Resolvi acrescentar outros "critérios" à nova alimentação. Estou comendo melhor em todos os sentidos. Isso significa que estou optando por quantidades moderadas e evitando alimentos pouco nutritivos e ricos em calorias (aqueles salgadinhos, por exemplo). Mas nada muito radical nesse sentido. Aumentei também o consumo de água passando a ter uma garrafinha ao meu lado o tempo todo.

O cardápio do primeiro dia foi assim:

-Café-da-manhã
: nada
Observações: Sei que o café-da-manhã é considerada uma das refeições mais importantes e blá-blá-blá, mas nem sempre consigo comer pela manhã e outras vezes nem tenho vontade. A verdade é que ontem acordei com a certeza de que iria tomar um belo copo de leite com achocolatado. Daí lembrei que o achocolatado está eliminado! Meio que magoei e acabei não tomando/comendo nada.

-Almoço
: Arroz, feijão de corda, carne de sol, mandioca e farofa
Observações: Comi um prato médio, sem exageros. A fatia de carne devia ter uns 150g e a mandioca estava assada e não frita. Para acompanhar a comido bebi suco de laranja natural feito na hora! Delícia! Um copo de mais ou menos 300ml.

-Sobremesa
: Sorvete de coco zero açúcar
Observações: Após o almoço senti a primeira "necessidade" de açúcar. Mesmo escovando os dentes meu corpo pedia um doce na boca. Fui a uma sorveteria e fui mega feliz com esse sorvete de coco sem açúcar. Nunca tinha experimentado e amei!! Supriu totalmente a minha vontade. Sei que sorvetes sem açúcar costumam ter muito mais gordura, mas vale para realizar um desejo vez ou outra.

-Lanche
: 1 bananinha passa sem açúcar orgânica
Observações: Senti uma vontade loooouca de comer algo e automaticamente meu cérebro pediu um pacote de biscoitos recheados ou um ovo de páscoa derradeiro. Me contive e comi uma banana passa que adoro e que é super doce.

-Jantar
: Macarrão com molho de tomate e carne moída
Observações: O prato de macarrão também foi médio e consegui controlar o desejo de repetir. A massa do macarrão era integral e com legumes. Foi muito difícil não tomar nada para acompanhar. Recusei o resto de refrigerante que me chamava aos berros da geladeira e tive que negar os sucos de caixinha que também estavam por lá. Todos com açúcar.

Ao final do dia me senti muito bem! Parte por ter conseguido vencer sem sofrimento o primeiro dia e parte por perceber que não estava inchada como de costume. Meu intestino também funcionou bem (geralmente sou meio presa). 

Porém, numa das vezes em que levantei para atender a Joana, por volta de 00h, tive uma queda de pressão muito forte que me levou a deitar no chão para não cair. Apagou tudo. Juan trouxe um punhado de sal que me ajudou a levantar. Meus ouvidos ficaram chiando, mas logo voltei a dormir e não tive outro episódio ao longo das acordadas da madrugada.

Minha pressão sempre tendeu para baixo e essas quedas são comuns quando fico muito tempo sem comer (não foi o caso) ou quando sinto muito calor (em meio a uma multidão, por exemplo). Quando fumava tinha episódios mais frequentes também. Fazia muito tempo que isso não acontecia e não acredito que tenha sido uma coincidência apenas. Acho que foi uma reação do meu corpo à falta de açúcar. Mas não tenho respaldo científico para afirmar isso.

Enfim, esse mal estar não me desanimou... pelo contrário, fez com que eu tivesse mais força em continuar a minha desintoxicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário